Como encarar o ano novo preparado ? Uma palavra: Planejamento

Estamos finalizando 2018 e a sensação de incerteza no cenário econômico brasileiro ainda prevalece. Esta incerteza prejudica o foco dos empresarios para o planejamento 2019. Entretanto a anunciada implementação de uma política econômica de cunho liberal pelo novo governo pode aquecer o mercado e gerar oportunidades. Para aproveitá-las os empresários devem estar preparados.

O Planejamento Estratégico é o momento onde este cenário deve ser analisado segundo um processo que permita à organização ter clareza quanto aos seus objetivos e ações para alcançá-los.

 

 

Isto passa necessariamente pela determinação da situação atual, de maneira simples, onde estamos, e onde queremos chegar.

Vamos vender mais ? Caso tenhamos sucesso, temos capacidade de fornecer ? Temos a logística necessária ? Enfim, conseguiremos manter o padrão de qualidade dos produtos e dos serviços ?

A matriz SWOT é uma metodologia que oferece pontos de vista internos e externos para auxiliar na análise: é a sigla em inglês para forças, fraquezas (referentes ao ambiente interno), oportunidades e ameaças (referentes ao ambiente externo). Assim o gestor pode identificar internamente seus pontos fortes, que podem gerar um diferencial competitivo ao mesmo tempo em que fica atento a suas fraquezas para tomar as ações necessárias. Olhando para fora avalia quais as principais oportunidades, se prepara para aproveitá-las e como enfrentará as possíveis ameaças.

Estas questões deverão gerar alternativas e cenários que direcionarão as ações.

Uma vez estabelecidas as alternativas e as linhas gerais de ação, o plano deve ser desdobrado do nível estratégico, para os níveis tático e operacional. É este desdobramento que garantirá a convergência de esforços.

Estratégico : longo prazo (1 a 5 anos) para toda a empresa.

Tático: médio prazo (1 a 6 meses) para cada departamento.

Operacional: curto prazo (diário e hora a hora) , foco nas tarefas e atividades.

Distribuídas por estes três níveis podemos citar algumas providências que são muito importantes para o sucesso do planejamento:

Estruturar as Receitas e Gastos (custos e despesas) por grupos, categorias e responsáveis (matrizes) sob uma perspectiva realista de execução sempre baseada em dados reais de outros exercícios.
Definir metas para cada grupo e modelo de controle.
O planejamento é um processo que se retroalimenta de constante controle para ajustes.
Criar e organizar Equipes de Melhoria Contínua (EMC), visando encontrar oportunidades de melhoria em receitas, custos e despesas.
Essas equipes geram resultados por suas ações e projetos e ainda ajudam a disseminar a mentalidade de melhoria contínua.
Desenvolver planos de ações para implantar as melhorias e monitorar os resultado
s fazendo uso do ciclo PDCA (Plan, Do, Ceck , Act).

Todo esse esforço retorna em gastos reduzidos, eliminando atividades e processos que não agregam valor (receitas) .

Gera o desenvolvimento de uma cultura voltada ao resultado do negócio e a busca de soluções orçamentárias.

Desenvolve pessoal melhor qualificado para analisar, interpretar e desenvolver ações em tempo real, ajustando os gastos em função do planejamento orçamentário previsto ou por questões mercadológicas e estratégicas.
Democratização da informação de gastos, facilitando a interpretação e o sentimento de responsabilidade sobre os mesmos.

Enfim o planejamento estratégico é essencial para que as empresas consigam navegar rumo a um objetivo desejado e não passem o ano à deriva sujeita aos ventos e trovoadas do mercado e da competição.

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